quinta-feira, 24 de setembro de 2009

PROJETO PRIMAVERA

Partindo do centro de interesse sobre flores, a Turma do Sol realizou o projeto: “Exposição de Flores”, justificada também pelo projeto, já em andamento, “Estação Sustentável” e pela chegada da primavera.
As crianças se envolveram muito e “olharam” as flores sob todos os aspectos: natureza viva, parte reprodutora, beleza, cores, formas, diversidades, aromas, decoração, símbolos de emoções e desejos, como presentes... como lembranças.
Lemos poesias e textos informativos; pesquisamos na internet, montamos nossas flores no Paint Brush e criamos uma apresentação de slides no Power Point. Cantamos, dramatizamos, fizemos experiências científicas e construímos cartazes e murais com várias técnicas.
A Turma do Sol produziu ikebanas e flores de papel crepom (lembranças).
Finalmente organizamos a “Exposição de Flores”, no dia 22 de setembro de 2009, onde as crianças mostraram de diferentes formas, o que internalizaram, e distribuíram as lembranças para os visitantes.

As fotos do projeto falam por si!

Professora: Cleise Pires – Aprender IIA (tarde)

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

DIA DA ÁRVORE


Hoje é o dia da árvore e estamos apresentando bons motivos para se plantar uma.
· Evitar enchentes e erosão.
· Armazenar água nos lençóis freáticos, deixando-a disponível para quando precisarmos.
· Refrescar a região, através da transpiração: uma árvore adulta transpira em média 60 litros de água por dia e isto faz com que a região fique mais fresca.
· Evitar a propagação de ruídos: as árvores formam uma parede que impede a propagação do som.
· A sombra de uma árvore é refrescante: andar e encontrar uma árvore em um dia ensolarado é tudo de bom.
· Ter uma boa qualidade de ar para se respirar, pois, para crescer, uma árvore libera oxigênio e consome gás carbônico.
· Colher frutas frescas e maduras sem pagar nada, pois o preço para se ter uma árvore é quase zero.
· Poder ouvir os pássaros cantar pela manhã é desestressante.
Você sabe mais alguma vantagem em se plantar uma árvore? Aproveite e escreva-me contando.

Vá de Bike!

DIA 22 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL SEM CARRO

O ESTAÇÃO DO APRENDER APOIA ESSA IDEIA.

O Dia Mundial sem Carro, em detalhes?
Os números, a comunicação, os apoios e as atividades que envolvem a campanha que promete ser uma das mais mobilizadoras do mundo

Por Mônica Nunes
Planeta Sustentável

Boa parte dos brasileiros, principalmente das grandes cidades, tem sido "bombardeada" por informações sobre o impacto do uso do carro - cada vez mais crescente - na vida dos grandes centros urbanos. E a saúde é o principal foco porque é afetada de todos os lados. Cada um de nós já perdeu um ano e meio de vida por conta da poluição. Isso sem falar nos acidentes de trânsito - que matam e debilitam -, no sono que se perde e no stress que se ganha em congestionamentos e com a deficiência do transporte público.
Por divulgar os números existentes - apesar da antiguidade de alguns - e provocar a discussão, a campanha do Dia Mundial sem Carro, lançada, aqui, com o apoio do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, que "contaminou" outras cidades pelo país, tem total mérito, independente do sucesso da adesão da população. Cerca de 280 organizações e quase 300 cidadãos estão engajadas nessa iniciativa, que, mundialmente, é adotada em 2 mil cidades. Veja como deve ser esse dia no mundo.
Em São Paulo, é a primeira vez que a campanha é protagonizada pela sociedade civil. As atividades programadas dividem-se em culturais, esportivas e de mobilização e devem ser realizadas com o apoio de 31 subprefeituras. Veja a programação da campanha, que inclui passeios ciclísticos (espera-se cerca de 300 mil ciclistas) e, também, da Virada Esportiva da Virada Astronômica. O dia ainda contará com o apoio de estacionamentos, que receberão as bicicletas gratuitamente em suas unidades.
Para a divulgação do Dia, a agência Lew Lara também se engajou e criou um selo, cartazes, spots de rádio e um comercial. "É incrível como o nosso comportamento muda quando estamos dentro de um carro", diz Manir Fadel, diretor de criação da campanha. Para protagonizar o comercial, a agência convidou o "cara do carro amarelo", figura emblemática paulistana que também vai aderir ao movimento.
"Nossa missão é produzir, em São Paulo, um exemplo para o Brasil", afirmou Oded Grajew, idealizador do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade e incentivador da campanha. "Trata-se de um movimento cívico, de interesse público e apartidário. Queremos também mudar a qualidade da relação da sociedade com o governo porque nada acontece sem o poder público", enfatiza. Para ele, a cidade de São Paulo é um exemplo de que o Brasil está mudando e participando mais. Um exemplo é o Projeto Cidade Limpa, que, no início, causou indiganação, mas rapidamente provou que atendia a vontade de todos. "A poluição visual era um grande problema e só nos percebemos isso depois. Hoje, são feitas cerca de 3 mil denúncias por dia sobre irregularidades. Esse é o espírito de participação!".
Abaixo, a programação em São Paulo:Dia sem CarroVirada esportiva
Mais informações sobre o Dia Mundial sem Carro, no site do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade
Boa parte dos brasileiros, principalmente das grandes cidades, tem sido "bombardeada" por informações sobre o impacto do uso do carro - cada vez mais crescente - na vida dos grandes centros urbanos. E a saúde é o principal foco porque é afetada de todos os lados. Cada um de nós já perdeu um ano e meio de vida por conta da poluição. Isso sem falar nos acidentes de trânsito - que matam e debilitam -, no sono que se perde e no stress que se ganha em congestionamentos e com a deficiência do transporte público.
Por divulgar os númerosexistentes - apesar da antiguidade de alguns - e provocar a discussão, a campanha do Dia Mundial sem Carro, lançada, aqui, com o apoio do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, que "contaminou" outras cidades pelo país, tem total mérito, independente do sucesso da adesão da população. Cerca de 280 organizações e quase 300 cidadãos estão engajadas nessa iniciativa, que, mundialmente, é adotada em 2 mil cidades. Veja como deve ser esse dia no mundo.
Em São Paulo, é a primeira vez que a campanha é protagonizada pela sociedade civil. As atividades programadas dividem-se em culturais, esportivas e de mobilização e devem ser realizadas com o apoio de 31 subprefeituras. Veja a programação da campanha, que inclui passeios ciclísticos (espera-se cerca de 300 mil ciclistas) e, também, da Virada Esportiva da Virada Astronômica. O dia ainda contará com o apoio de estacionamentos, que receberão as bicicletas gratuitamente em suas unidades.
Para a divulgação do Dia, a agência Lew Lara também se engajou e criou um selo, cartazes, spots de rádio e um comercial. "É incrível como o nosso comportamento muda quando estamos dentro de um carro", diz Manir Fadel, diretor de criação da campanha. Para protagonizar o comercial, a agência convidou o "cara do carro amarelo", figura emblemática paulistana que também vai aderir ao movimento.
"Nossa missão é produzir, em São Paulo, um exemplo para o Brasil", afirmou Oded Grajew, idealizador do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade e incentivador da campanha. "Trata-se de um movimento cívico, de interesse público e apartidário. Queremos também mudar a qualidade da relação da sociedade com o governo porque nada acontece sem o poder público", enfatiza. Para ele, a cidade de São Paulo é um exemplo de que o Brasil está mudando e participando mais. Um exemplo é o Projeto Cidade Limpa, que, no início, causou indiganação, mas rapidamente provou que atendia a vontade de todos. "A poluição visual era um grande problema e só nos percebemos isso depois. Hoje, são feitas cerca de 3 mil denúncias por dia sobre irregularidades. Esse é o espírito de participação!".

APRENDA A TOMAR BANHO COM O RATINHO