quinta-feira, 27 de maio de 2010

Adubo Orgânico

Uma dica da turma Aprender V – tarde
Como fazer adubo orgânico em casa -
Material:
· Cascas de frutas
· Folhas e galhos secos
· Serragem
· Canteiro de terra ou terra preta
· Pedaço de plástico preto
· Pó de café usado

Modo de fazer:
· Misture todos os ingredientes com a terra;
· Molhe a terra sem encharcar;
· Cubra com um plástico preto durante umas quatro semanas e está pronto para usar.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Aprender III manhã - Uma história de Reflorestamento e Reciclagem


Turma Galáxia (Aprender III – Manhã)
Professora Cleise Pires
Projeto: “Reaproveitando materiais para um mundo melhor”
Tema: Ambiente
Justificativa: A grande quantidade de embalagens (descartáveis) de plástico, papelão, isopor e etc. que são jogadas no lixo.
Objetivos:
· Reaproveitar embalagens usadas;
· Reduzir o lixo;
· Reduzir os gastos com materiais escolares;
· Colaborar para um mundo melhor.
Tempo provável: Durante todo o ano letivo
Desenvolvimento do projeto (etapas)
1. Colecionar embalagens usadas (sucatas).
2. Usá-las nas atividades possíveis, reciclando-as e reusando-as.
Iniciamos o ano montando um “mural progressivo”, de acordo com os conteúdos, no qual temos uma locomotiva e seus vagões (bandejas de isopor reusadas) representando a Turma do “Estação do Aprender”. Complementamos o mural com um “céu de estrelas” (de isopor reusado) e a “lua” (pratinho de papelão prateado reusado). Na terra registramos as mudanças ambientais e refletimos sobre a preservação ambiental.


Paralelamente, para o projeto “Fale Família”, confeccionamos materiais, basicamente usando resíduos de papelão:
· Recriamos capas dos livros de Fernanda Lopes de Almeida.
· Fizemos a sinopse de cada história lida.
· Montamos um livrão como releitura da “Fada que tinha idéias”.
· Decoramos uma caixa de papelão que serviu como caixa de sugestões: “Deixe aqui a sua idéia para um mundo melhor”.
· E ainda produzimos textos com os temas escolhidos pelos alunos: Reciclagem e Reflorestamento.
No momento, os alunos estão usando o programa “Power Point” para preparar uma apresentação em slides, com os textos produzidos, para a turma.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

DIA DAS MÃES

“Sustentabilidade é suprir as necessidades das gerações presentes sem afetar as futuras.” (Relatório de Brundtland)
Da parceria entre a Educação Ambiental, Equipe Pedagógica, Artes e Educação Nutricional surgiu a ideia de presentearmos as mães do Estação com cachepots em MDF( medium –density fiberboard) que causa baixa agressão ao meio ambiente, decorados pelos alunos nas aulas de Artes(Ensino Fundamental) ou com as professoras(Educação Infantil). Com a equipe de Nutrição as pimenteiras foram cultivadas – escolhidas por terem os frutos ricos em vitamina C, serem lindas e terem vida longa. As mudas foram plantadas em potes de margarina que se tornariam resíduos e levariam, no mínimo, 300 anos para degradarem.
Enfim, esse presente além de simbolizar o amor dos nossos alunos pelas suas mães, representa os 4 Rs da sustentabilidade (Reusar, Reciclar, Reduzir e Reflorestar).
CUIDADOS COM A PIMENTEIRA:
Regue pela manhã;
Não deixe a terra ficar encharcada e nem tão pouco ressecada;
Revolva a terra e complete o vaso com terra adubada a cada três meses;
Colha as pimentas assim que estiverem bem coloridas;
Para propagar a sua pimenteira replante as pimentas maduras e novas mudas nascerão.
Cada vez que olhar para essa pimenteira pense nas possibilidades de ações que nós temos para melhorar o ambiente para as futuras gerações.
Equipe do Estação do Aprender

Vá de Bike!

DIA 22 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL SEM CARRO

O ESTAÇÃO DO APRENDER APOIA ESSA IDEIA.

O Dia Mundial sem Carro, em detalhes?
Os números, a comunicação, os apoios e as atividades que envolvem a campanha que promete ser uma das mais mobilizadoras do mundo

Por Mônica Nunes
Planeta Sustentável

Boa parte dos brasileiros, principalmente das grandes cidades, tem sido "bombardeada" por informações sobre o impacto do uso do carro - cada vez mais crescente - na vida dos grandes centros urbanos. E a saúde é o principal foco porque é afetada de todos os lados. Cada um de nós já perdeu um ano e meio de vida por conta da poluição. Isso sem falar nos acidentes de trânsito - que matam e debilitam -, no sono que se perde e no stress que se ganha em congestionamentos e com a deficiência do transporte público.
Por divulgar os números existentes - apesar da antiguidade de alguns - e provocar a discussão, a campanha do Dia Mundial sem Carro, lançada, aqui, com o apoio do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, que "contaminou" outras cidades pelo país, tem total mérito, independente do sucesso da adesão da população. Cerca de 280 organizações e quase 300 cidadãos estão engajadas nessa iniciativa, que, mundialmente, é adotada em 2 mil cidades. Veja como deve ser esse dia no mundo.
Em São Paulo, é a primeira vez que a campanha é protagonizada pela sociedade civil. As atividades programadas dividem-se em culturais, esportivas e de mobilização e devem ser realizadas com o apoio de 31 subprefeituras. Veja a programação da campanha, que inclui passeios ciclísticos (espera-se cerca de 300 mil ciclistas) e, também, da Virada Esportiva da Virada Astronômica. O dia ainda contará com o apoio de estacionamentos, que receberão as bicicletas gratuitamente em suas unidades.
Para a divulgação do Dia, a agência Lew Lara também se engajou e criou um selo, cartazes, spots de rádio e um comercial. "É incrível como o nosso comportamento muda quando estamos dentro de um carro", diz Manir Fadel, diretor de criação da campanha. Para protagonizar o comercial, a agência convidou o "cara do carro amarelo", figura emblemática paulistana que também vai aderir ao movimento.
"Nossa missão é produzir, em São Paulo, um exemplo para o Brasil", afirmou Oded Grajew, idealizador do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade e incentivador da campanha. "Trata-se de um movimento cívico, de interesse público e apartidário. Queremos também mudar a qualidade da relação da sociedade com o governo porque nada acontece sem o poder público", enfatiza. Para ele, a cidade de São Paulo é um exemplo de que o Brasil está mudando e participando mais. Um exemplo é o Projeto Cidade Limpa, que, no início, causou indiganação, mas rapidamente provou que atendia a vontade de todos. "A poluição visual era um grande problema e só nos percebemos isso depois. Hoje, são feitas cerca de 3 mil denúncias por dia sobre irregularidades. Esse é o espírito de participação!".
Abaixo, a programação em São Paulo:Dia sem CarroVirada esportiva
Mais informações sobre o Dia Mundial sem Carro, no site do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade
Boa parte dos brasileiros, principalmente das grandes cidades, tem sido "bombardeada" por informações sobre o impacto do uso do carro - cada vez mais crescente - na vida dos grandes centros urbanos. E a saúde é o principal foco porque é afetada de todos os lados. Cada um de nós já perdeu um ano e meio de vida por conta da poluição. Isso sem falar nos acidentes de trânsito - que matam e debilitam -, no sono que se perde e no stress que se ganha em congestionamentos e com a deficiência do transporte público.
Por divulgar os númerosexistentes - apesar da antiguidade de alguns - e provocar a discussão, a campanha do Dia Mundial sem Carro, lançada, aqui, com o apoio do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, que "contaminou" outras cidades pelo país, tem total mérito, independente do sucesso da adesão da população. Cerca de 280 organizações e quase 300 cidadãos estão engajadas nessa iniciativa, que, mundialmente, é adotada em 2 mil cidades. Veja como deve ser esse dia no mundo.
Em São Paulo, é a primeira vez que a campanha é protagonizada pela sociedade civil. As atividades programadas dividem-se em culturais, esportivas e de mobilização e devem ser realizadas com o apoio de 31 subprefeituras. Veja a programação da campanha, que inclui passeios ciclísticos (espera-se cerca de 300 mil ciclistas) e, também, da Virada Esportiva da Virada Astronômica. O dia ainda contará com o apoio de estacionamentos, que receberão as bicicletas gratuitamente em suas unidades.
Para a divulgação do Dia, a agência Lew Lara também se engajou e criou um selo, cartazes, spots de rádio e um comercial. "É incrível como o nosso comportamento muda quando estamos dentro de um carro", diz Manir Fadel, diretor de criação da campanha. Para protagonizar o comercial, a agência convidou o "cara do carro amarelo", figura emblemática paulistana que também vai aderir ao movimento.
"Nossa missão é produzir, em São Paulo, um exemplo para o Brasil", afirmou Oded Grajew, idealizador do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade e incentivador da campanha. "Trata-se de um movimento cívico, de interesse público e apartidário. Queremos também mudar a qualidade da relação da sociedade com o governo porque nada acontece sem o poder público", enfatiza. Para ele, a cidade de São Paulo é um exemplo de que o Brasil está mudando e participando mais. Um exemplo é o Projeto Cidade Limpa, que, no início, causou indiganação, mas rapidamente provou que atendia a vontade de todos. "A poluição visual era um grande problema e só nos percebemos isso depois. Hoje, são feitas cerca de 3 mil denúncias por dia sobre irregularidades. Esse é o espírito de participação!".

APRENDA A TOMAR BANHO COM O RATINHO