sexta-feira, 17 de junho de 2011

Reconhecendo o seu Espaço

Trabalho realizado pela turma do Aprender III - tarde, Professora Noemi e supervisionado pelo Professor Pedro.
Contextualizando com os conteúdos estudados em Geografia, confeccionamos uma maquete do bairro da escola focando os pontos de referências e características do bairro que foram observadas pelos alunos no percurso casa - escola. Esse material será utilizado pela turma para estudo ambiental de melhorias no bairro, principalmente no que diz respeito aos acessos para os deficientes.




Gancho com a matéria de História, falando sobre as áreas verdes do Brasil

sexta-feira, 10 de junho de 2011

Campanha Economia Solidária no Estação Infantil








Mares - Floresta - Rural - Urbano " Ambientes Interligados"

Trabalhando com consistência e continuidade e usando conceitos de Educação ambiental, realizamos a nossa semana do Ambiente aqui no Estação que rendeu bons frutos, formando assim uma cultura de defesa do Planeta.
Toda a Escola acordou para a necessidade de preservar os diversos ambientes, visto estes estarem integrados.

Partindo do Baby, Mini, Maternal. Estes desenvolveram o Ambiente Rural apresentando este como um Ambiente de produção para o Urbano, gerando um meio parta que eles pudessem compartilhar os conhecimentos.

















sexta-feira, 3 de junho de 2011

Vamos deixar um Planeta melhor!

No dia 31 de Maio tivemos uma palestra no Fundamental sobre a Dengue,  realizada por uma equipe da Fiocruz.

 Gostaríamos de agradecer o empenho da Elba (mãe de João Lemos do 5ºano - manhã) por trazer ao conhecimento dos alunos, informações, curiosidades e observações diretas sobre o Aedes aegypti (mosquito da dengue).
Durante a palestra foram exibidos filmes, testes  e armadilhas para mosquitos. Os alunos também receberam

materiais explicativos sobre o assunto. 








 

Começamos a nossa Campanha Economia Solidária.
Doamos nossos resíduos à quem pode usá-los como fonte de renda.


Muitos de nossos atos são de consumo e eles impactam a vida e as condições do Planeta, precisamos fazer escolhas de consumo para ajudar a construir um mundo social e ambientalmente melhor.

Vá de Bike!

DIA 22 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL SEM CARRO

O ESTAÇÃO DO APRENDER APOIA ESSA IDEIA.

O Dia Mundial sem Carro, em detalhes?
Os números, a comunicação, os apoios e as atividades que envolvem a campanha que promete ser uma das mais mobilizadoras do mundo

Por Mônica Nunes
Planeta Sustentável

Boa parte dos brasileiros, principalmente das grandes cidades, tem sido "bombardeada" por informações sobre o impacto do uso do carro - cada vez mais crescente - na vida dos grandes centros urbanos. E a saúde é o principal foco porque é afetada de todos os lados. Cada um de nós já perdeu um ano e meio de vida por conta da poluição. Isso sem falar nos acidentes de trânsito - que matam e debilitam -, no sono que se perde e no stress que se ganha em congestionamentos e com a deficiência do transporte público.
Por divulgar os números existentes - apesar da antiguidade de alguns - e provocar a discussão, a campanha do Dia Mundial sem Carro, lançada, aqui, com o apoio do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, que "contaminou" outras cidades pelo país, tem total mérito, independente do sucesso da adesão da população. Cerca de 280 organizações e quase 300 cidadãos estão engajadas nessa iniciativa, que, mundialmente, é adotada em 2 mil cidades. Veja como deve ser esse dia no mundo.
Em São Paulo, é a primeira vez que a campanha é protagonizada pela sociedade civil. As atividades programadas dividem-se em culturais, esportivas e de mobilização e devem ser realizadas com o apoio de 31 subprefeituras. Veja a programação da campanha, que inclui passeios ciclísticos (espera-se cerca de 300 mil ciclistas) e, também, da Virada Esportiva da Virada Astronômica. O dia ainda contará com o apoio de estacionamentos, que receberão as bicicletas gratuitamente em suas unidades.
Para a divulgação do Dia, a agência Lew Lara também se engajou e criou um selo, cartazes, spots de rádio e um comercial. "É incrível como o nosso comportamento muda quando estamos dentro de um carro", diz Manir Fadel, diretor de criação da campanha. Para protagonizar o comercial, a agência convidou o "cara do carro amarelo", figura emblemática paulistana que também vai aderir ao movimento.
"Nossa missão é produzir, em São Paulo, um exemplo para o Brasil", afirmou Oded Grajew, idealizador do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade e incentivador da campanha. "Trata-se de um movimento cívico, de interesse público e apartidário. Queremos também mudar a qualidade da relação da sociedade com o governo porque nada acontece sem o poder público", enfatiza. Para ele, a cidade de São Paulo é um exemplo de que o Brasil está mudando e participando mais. Um exemplo é o Projeto Cidade Limpa, que, no início, causou indiganação, mas rapidamente provou que atendia a vontade de todos. "A poluição visual era um grande problema e só nos percebemos isso depois. Hoje, são feitas cerca de 3 mil denúncias por dia sobre irregularidades. Esse é o espírito de participação!".
Abaixo, a programação em São Paulo:Dia sem CarroVirada esportiva
Mais informações sobre o Dia Mundial sem Carro, no site do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade
Boa parte dos brasileiros, principalmente das grandes cidades, tem sido "bombardeada" por informações sobre o impacto do uso do carro - cada vez mais crescente - na vida dos grandes centros urbanos. E a saúde é o principal foco porque é afetada de todos os lados. Cada um de nós já perdeu um ano e meio de vida por conta da poluição. Isso sem falar nos acidentes de trânsito - que matam e debilitam -, no sono que se perde e no stress que se ganha em congestionamentos e com a deficiência do transporte público.
Por divulgar os númerosexistentes - apesar da antiguidade de alguns - e provocar a discussão, a campanha do Dia Mundial sem Carro, lançada, aqui, com o apoio do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, que "contaminou" outras cidades pelo país, tem total mérito, independente do sucesso da adesão da população. Cerca de 280 organizações e quase 300 cidadãos estão engajadas nessa iniciativa, que, mundialmente, é adotada em 2 mil cidades. Veja como deve ser esse dia no mundo.
Em São Paulo, é a primeira vez que a campanha é protagonizada pela sociedade civil. As atividades programadas dividem-se em culturais, esportivas e de mobilização e devem ser realizadas com o apoio de 31 subprefeituras. Veja a programação da campanha, que inclui passeios ciclísticos (espera-se cerca de 300 mil ciclistas) e, também, da Virada Esportiva da Virada Astronômica. O dia ainda contará com o apoio de estacionamentos, que receberão as bicicletas gratuitamente em suas unidades.
Para a divulgação do Dia, a agência Lew Lara também se engajou e criou um selo, cartazes, spots de rádio e um comercial. "É incrível como o nosso comportamento muda quando estamos dentro de um carro", diz Manir Fadel, diretor de criação da campanha. Para protagonizar o comercial, a agência convidou o "cara do carro amarelo", figura emblemática paulistana que também vai aderir ao movimento.
"Nossa missão é produzir, em São Paulo, um exemplo para o Brasil", afirmou Oded Grajew, idealizador do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade e incentivador da campanha. "Trata-se de um movimento cívico, de interesse público e apartidário. Queremos também mudar a qualidade da relação da sociedade com o governo porque nada acontece sem o poder público", enfatiza. Para ele, a cidade de São Paulo é um exemplo de que o Brasil está mudando e participando mais. Um exemplo é o Projeto Cidade Limpa, que, no início, causou indiganação, mas rapidamente provou que atendia a vontade de todos. "A poluição visual era um grande problema e só nos percebemos isso depois. Hoje, são feitas cerca de 3 mil denúncias por dia sobre irregularidades. Esse é o espírito de participação!".

APRENDA A TOMAR BANHO COM O RATINHO