Turma Galáxia (Aprender III – Manhã)
Professora Cleise Pires
Projeto: “Reaproveitando materiais para um mundo melhor”
Tema: Ambiente
Justificativa: A grande quantidade de embalagens (descartáveis) de plástico, papelão, isopor e etc. que são jogadas no lixo.
Objetivos:
· Reaproveitar embalagens usadas;
· Reduzir o lixo;
· Reduzir os gastos com materiais escolares;
· Colaborar para um mundo melhor.
Tempo provável: Durante todo o ano letivo
Desenvolvimento do projeto (etapas)
1. Colecionar embalagens usadas (sucatas).
2. Usá-las nas atividades possíveis, reciclando-as e reusando-as.
Iniciamos o ano montando um “mural progressivo”, de acordo com os conteúdos, no qual temos uma locomotiva e seus vagões (bandejas de isopor reusadas) representando a Turma do “Estação do Aprender”. Complementamos o mural com um “céu de estrelas” (de isopor reusado) e a “lua” (pratinho de papelão prateado reusado). Na terra registramos as mudanças ambientais e refletimos sobre a preservação ambiental.
Professora Cleise Pires
Projeto: “Reaproveitando materiais para um mundo melhor”
Tema: Ambiente
Justificativa: A grande quantidade de embalagens (descartáveis) de plástico, papelão, isopor e etc. que são jogadas no lixo.
Objetivos:
· Reaproveitar embalagens usadas;
· Reduzir o lixo;
· Reduzir os gastos com materiais escolares;
· Colaborar para um mundo melhor.
Tempo provável: Durante todo o ano letivo
Desenvolvimento do projeto (etapas)
1. Colecionar embalagens usadas (sucatas).
2. Usá-las nas atividades possíveis, reciclando-as e reusando-as.
Iniciamos o ano montando um “mural progressivo”, de acordo com os conteúdos, no qual temos uma locomotiva e seus vagões (bandejas de isopor reusadas) representando a Turma do “Estação do Aprender”. Complementamos o mural com um “céu de estrelas” (de isopor reusado) e a “lua” (pratinho de papelão prateado reusado). Na terra registramos as mudanças ambientais e refletimos sobre a preservação ambiental.
Paralelamente, para o projeto “Fale Família”, confeccionamos materiais, basicamente usando resíduos de papelão:
· Recriamos capas dos livros de Fernanda Lopes de Almeida.
· Fizemos a sinopse de cada história lida.
· Montamos um livrão como releitura da “Fada que tinha idéias”.
· Decoramos uma caixa de papelão que serviu como caixa de sugestões: “Deixe aqui a sua idéia para um mundo melhor”.
· E ainda produzimos textos com os temas escolhidos pelos alunos: Reciclagem e Reflorestamento.
No momento, os alunos estão usando o programa “Power Point” para preparar uma apresentação em slides, com os textos produzidos, para a turma.
· Recriamos capas dos livros de Fernanda Lopes de Almeida.
· Fizemos a sinopse de cada história lida.
· Montamos um livrão como releitura da “Fada que tinha idéias”.
· Decoramos uma caixa de papelão que serviu como caixa de sugestões: “Deixe aqui a sua idéia para um mundo melhor”.
· E ainda produzimos textos com os temas escolhidos pelos alunos: Reciclagem e Reflorestamento.
No momento, os alunos estão usando o programa “Power Point” para preparar uma apresentação em slides, com os textos produzidos, para a turma.