domingo, 7 de junho de 2009

REINAUGURAÇÃO DO PROJETO ESCOLA SUSTENTÁVEL

Nesse sábado, dia 06 de junho, reinauguramos o projeto Escola Sustentável com a premiação dos pais que participaram do concurso para o mascote ecológico e o plantio de três mudas de árvores frutíferas da mata atlântica(pitangueira, jabuticabeira e aceroleira), na calçada da sede do Ensino Fundamental. Foram mudas doadas pela Srª Claudia, avó do aluno Vitor.
Em cada planta colocamos uma placa com suas informações nutricionais, foram elas:

PROJETO REFLORESTAMENTO

NOME CIENTÍFICO: Malpighia glabra
NOME POPULAR: Aceroleira
VALOR NUTRICIONAL(por 100 gramas da fruta):
Vitamina A: 400 mcg
Vitamina C: 1000mg (25 vezes mais do que a laranja)
Vitamina B1: 25 mcg
Vitamina B2: 58 mcg
Vitamina B3: 0.4 mg
Cálcio: 10mg
Fósforo: 15mg
Ferro: 1,8 mg
Pelo alto teor de vitaminas A e C, a ACEROLA possui papel antioxidante, reduzindo os riscos de doenças como: as cardiovasculares, o câncer e as neurológicas. Além disso, a vitamina C aumenta a imunidade nos tornando mais resistentes às infecções.


PROJETO REFLORESTAMENTO
NOME CIENTÍFICO: Eugenia unifloral
NOME POPULAR: Pitangueira
VALOR NUTRICIONAL(por 100 gramas da fruta):
Vitamina A : 210mcg
Vitamina C : 14mg
Vitamina B1: 30mcg
Vitamina B2: 60mcg
Vitamina B3: 0,30mg
Cálcio: 10mg
Fósforo: 20mg
Ferro: 2,3mg
As indústrias de cosméticos vêm investindo na pitanga como base de cremes para retardar o envelhecimento da pele. Além disso, por ser rica em vitaminas está sendo pesquisada como aliada no combate ao Câncer.


PROJETO REFLORESTAMENTO
NOME CIENTÍFICO: Eugenia cauliflora
NOME POPULAR: Jabuticabeira
VALOR NUTRICIONAL(por 100 gramas da fruta):
Vitamina C: 12,8mg
Vitamina B1: 60mcg
Vitamina B2: 160mcg
Vitamina B3: 2400mg
Cálcio: 9mg
Fósforo: 60mg
Ferro: 1,26mg
A casca da jabuticaba é rica em antocianidina, um composto antioxidante capaz de diminuir e combater os radicais livres. Além de melhorar a circulação sanguínea, proteger as células cerebrais e melhorar a imunidade. Mas lembre-se, para desfrutar desses benefícios precisa consumir a casca, o que pode ser feito em forma de geléia.

Vá de Bike!

DIA 22 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL SEM CARRO

O ESTAÇÃO DO APRENDER APOIA ESSA IDEIA.

O Dia Mundial sem Carro, em detalhes?
Os números, a comunicação, os apoios e as atividades que envolvem a campanha que promete ser uma das mais mobilizadoras do mundo

Por Mônica Nunes
Planeta Sustentável

Boa parte dos brasileiros, principalmente das grandes cidades, tem sido "bombardeada" por informações sobre o impacto do uso do carro - cada vez mais crescente - na vida dos grandes centros urbanos. E a saúde é o principal foco porque é afetada de todos os lados. Cada um de nós já perdeu um ano e meio de vida por conta da poluição. Isso sem falar nos acidentes de trânsito - que matam e debilitam -, no sono que se perde e no stress que se ganha em congestionamentos e com a deficiência do transporte público.
Por divulgar os números existentes - apesar da antiguidade de alguns - e provocar a discussão, a campanha do Dia Mundial sem Carro, lançada, aqui, com o apoio do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, que "contaminou" outras cidades pelo país, tem total mérito, independente do sucesso da adesão da população. Cerca de 280 organizações e quase 300 cidadãos estão engajadas nessa iniciativa, que, mundialmente, é adotada em 2 mil cidades. Veja como deve ser esse dia no mundo.
Em São Paulo, é a primeira vez que a campanha é protagonizada pela sociedade civil. As atividades programadas dividem-se em culturais, esportivas e de mobilização e devem ser realizadas com o apoio de 31 subprefeituras. Veja a programação da campanha, que inclui passeios ciclísticos (espera-se cerca de 300 mil ciclistas) e, também, da Virada Esportiva da Virada Astronômica. O dia ainda contará com o apoio de estacionamentos, que receberão as bicicletas gratuitamente em suas unidades.
Para a divulgação do Dia, a agência Lew Lara também se engajou e criou um selo, cartazes, spots de rádio e um comercial. "É incrível como o nosso comportamento muda quando estamos dentro de um carro", diz Manir Fadel, diretor de criação da campanha. Para protagonizar o comercial, a agência convidou o "cara do carro amarelo", figura emblemática paulistana que também vai aderir ao movimento.
"Nossa missão é produzir, em São Paulo, um exemplo para o Brasil", afirmou Oded Grajew, idealizador do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade e incentivador da campanha. "Trata-se de um movimento cívico, de interesse público e apartidário. Queremos também mudar a qualidade da relação da sociedade com o governo porque nada acontece sem o poder público", enfatiza. Para ele, a cidade de São Paulo é um exemplo de que o Brasil está mudando e participando mais. Um exemplo é o Projeto Cidade Limpa, que, no início, causou indiganação, mas rapidamente provou que atendia a vontade de todos. "A poluição visual era um grande problema e só nos percebemos isso depois. Hoje, são feitas cerca de 3 mil denúncias por dia sobre irregularidades. Esse é o espírito de participação!".
Abaixo, a programação em São Paulo:Dia sem CarroVirada esportiva
Mais informações sobre o Dia Mundial sem Carro, no site do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade
Boa parte dos brasileiros, principalmente das grandes cidades, tem sido "bombardeada" por informações sobre o impacto do uso do carro - cada vez mais crescente - na vida dos grandes centros urbanos. E a saúde é o principal foco porque é afetada de todos os lados. Cada um de nós já perdeu um ano e meio de vida por conta da poluição. Isso sem falar nos acidentes de trânsito - que matam e debilitam -, no sono que se perde e no stress que se ganha em congestionamentos e com a deficiência do transporte público.
Por divulgar os númerosexistentes - apesar da antiguidade de alguns - e provocar a discussão, a campanha do Dia Mundial sem Carro, lançada, aqui, com o apoio do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, que "contaminou" outras cidades pelo país, tem total mérito, independente do sucesso da adesão da população. Cerca de 280 organizações e quase 300 cidadãos estão engajadas nessa iniciativa, que, mundialmente, é adotada em 2 mil cidades. Veja como deve ser esse dia no mundo.
Em São Paulo, é a primeira vez que a campanha é protagonizada pela sociedade civil. As atividades programadas dividem-se em culturais, esportivas e de mobilização e devem ser realizadas com o apoio de 31 subprefeituras. Veja a programação da campanha, que inclui passeios ciclísticos (espera-se cerca de 300 mil ciclistas) e, também, da Virada Esportiva da Virada Astronômica. O dia ainda contará com o apoio de estacionamentos, que receberão as bicicletas gratuitamente em suas unidades.
Para a divulgação do Dia, a agência Lew Lara também se engajou e criou um selo, cartazes, spots de rádio e um comercial. "É incrível como o nosso comportamento muda quando estamos dentro de um carro", diz Manir Fadel, diretor de criação da campanha. Para protagonizar o comercial, a agência convidou o "cara do carro amarelo", figura emblemática paulistana que também vai aderir ao movimento.
"Nossa missão é produzir, em São Paulo, um exemplo para o Brasil", afirmou Oded Grajew, idealizador do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade e incentivador da campanha. "Trata-se de um movimento cívico, de interesse público e apartidário. Queremos também mudar a qualidade da relação da sociedade com o governo porque nada acontece sem o poder público", enfatiza. Para ele, a cidade de São Paulo é um exemplo de que o Brasil está mudando e participando mais. Um exemplo é o Projeto Cidade Limpa, que, no início, causou indiganação, mas rapidamente provou que atendia a vontade de todos. "A poluição visual era um grande problema e só nos percebemos isso depois. Hoje, são feitas cerca de 3 mil denúncias por dia sobre irregularidades. Esse é o espírito de participação!".

APRENDA A TOMAR BANHO COM O RATINHO