terça-feira, 2 de junho de 2009

REUSO DA CASCA DE OVO COMO FONTE DE CÁLCIO


Estudos diversos apontam para uma deficiência assustadora na ingestão de cálcio. Este é um problema antigo e de âmbito mundial. O consumo de cálcio no mundo todo é abaixo do esperado (FOOD AND NUTRITION BOARD,1997 ; NATIONAL INSTITUTE OF HEALTH,1994).


O guia alimentar para a população brasileira publicado em 2006 pelo Ministério da Saúde recomenda a ingestão de 3 porções de leite ou derivados (principal fonte de cálcio) por dia para colaborar com a formação e a manutenção da estrutura óssea, evitando doenças como osteoporose, câncer e obesidade.


Algumas pesquisas sobre o hábito alimentar de crianças e jovens indicam que o aumento no consumo dos refrigerantes é o principal responsável pela diminuição da ingestão do leite. Além disso, refrigerantes com cafeína e oxalatos diminuem a absorção do mineral.


Porém, o leite não é a única fonte de cálcio. Alguns alimentos comuns a nossa dieta têm a quantidade desse mineral equivalente a um copo de leite (250mg/Ca), são eles: 2 sardinhas, 150g de abóbora, 2 bolas de sorvete cremoso, 60g de brócolis, 80g de amêndoas, 80g de aveia, 150g de castanha e 7g de casca de ovo (1 colher de sobremesa rasa).


Pesquisas realizadas com o pó da casca do ovo concluíram que quando preparado de forma adequada, ele constitui uma fonte de cálcio de alto valor nutricional, mas é necessária atenção ao prepará-lo para evitarmos contaminações. As cascas devem ser bem lavadas em água corrente e mergulhadas por cinco minutos em solução clorada a 1%(água sanitária – 10ml/L).Em seguida enxaguadas, fervidas e torradas no forno por 7 minutos. Após torradas triture-as no liquidificador.


Além disso, devemos ter cuidado ao associarmos o cálcio com alguns nutrientes, como: cafeína, ferro e oxalatos (toxina naturalmente presente em folhas de beterraba e espinafre, nos chocolates, chá preto, entre outros) pois eles diminuem sua absorção. Então devemos escolher bem o momento de consumi-lo. Não indico a utilização do pó da casca do ovo nas grandes refeições, já que são nossas principais fonte de ferro. Sugiro utilizá-lo nas preparações das pequenas refeições, acrescentando o pó nos bolos, biscoitos e salgados.


Por tudo isso e para contribuirmos com a diminuição da produção de resíduos (consequentemente favorecendo o Meio Ambiente), estamos iniciando a reutilização da casca do ovo, transformando-a em pó e acrescentando-a nos bolos e salgados de forno, enriquecendo cada porção(1 pedaço de bolo, 1 pedaço de italiano e 1 minipizza) com 129 mg/Ca. Para isso acrescentaremos a cada 3 xícaras de farinha de trigo - 3 colheres de sopa de pó de casca de ovo.


Estamos disponíveis para qualquer esclarecimento.
Lucimere e Thayssa


REFERÊNCIAS:
FLEMING, K.H.&HEIMBACH, J.T. Consumption of calcium in the U.S.: food sources and intake levels. J. Nutr., 1994.
FOOD AND NUTRITION BOARD. Institute of Medicine. Dietary reference intakes for calcium, phosphorus, magnesium, vitamin D and fluoride. Washington, DC: National Academy Press, 1997.432p.
NATIONAL INSTITUTE OF HEALTH. Consensus Development Panel on Optimal Calcium Intake. Journal of the American Medical Association, v.272, n24,p.1942 -1948, 1994.
NAVES, Maria Margareth Veloso. Pó da casca de ovo como fonte de cálcio: qualidade nutricional e contribuição para o aporte adequado de cálcio. Revista da UFG, v5,n1,abril 2003 on line (www.proec.ufg.br).

Vá de Bike!

DIA 22 DE SETEMBRO - DIA MUNDIAL SEM CARRO

O ESTAÇÃO DO APRENDER APOIA ESSA IDEIA.

O Dia Mundial sem Carro, em detalhes?
Os números, a comunicação, os apoios e as atividades que envolvem a campanha que promete ser uma das mais mobilizadoras do mundo

Por Mônica Nunes
Planeta Sustentável

Boa parte dos brasileiros, principalmente das grandes cidades, tem sido "bombardeada" por informações sobre o impacto do uso do carro - cada vez mais crescente - na vida dos grandes centros urbanos. E a saúde é o principal foco porque é afetada de todos os lados. Cada um de nós já perdeu um ano e meio de vida por conta da poluição. Isso sem falar nos acidentes de trânsito - que matam e debilitam -, no sono que se perde e no stress que se ganha em congestionamentos e com a deficiência do transporte público.
Por divulgar os números existentes - apesar da antiguidade de alguns - e provocar a discussão, a campanha do Dia Mundial sem Carro, lançada, aqui, com o apoio do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, que "contaminou" outras cidades pelo país, tem total mérito, independente do sucesso da adesão da população. Cerca de 280 organizações e quase 300 cidadãos estão engajadas nessa iniciativa, que, mundialmente, é adotada em 2 mil cidades. Veja como deve ser esse dia no mundo.
Em São Paulo, é a primeira vez que a campanha é protagonizada pela sociedade civil. As atividades programadas dividem-se em culturais, esportivas e de mobilização e devem ser realizadas com o apoio de 31 subprefeituras. Veja a programação da campanha, que inclui passeios ciclísticos (espera-se cerca de 300 mil ciclistas) e, também, da Virada Esportiva da Virada Astronômica. O dia ainda contará com o apoio de estacionamentos, que receberão as bicicletas gratuitamente em suas unidades.
Para a divulgação do Dia, a agência Lew Lara também se engajou e criou um selo, cartazes, spots de rádio e um comercial. "É incrível como o nosso comportamento muda quando estamos dentro de um carro", diz Manir Fadel, diretor de criação da campanha. Para protagonizar o comercial, a agência convidou o "cara do carro amarelo", figura emblemática paulistana que também vai aderir ao movimento.
"Nossa missão é produzir, em São Paulo, um exemplo para o Brasil", afirmou Oded Grajew, idealizador do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade e incentivador da campanha. "Trata-se de um movimento cívico, de interesse público e apartidário. Queremos também mudar a qualidade da relação da sociedade com o governo porque nada acontece sem o poder público", enfatiza. Para ele, a cidade de São Paulo é um exemplo de que o Brasil está mudando e participando mais. Um exemplo é o Projeto Cidade Limpa, que, no início, causou indiganação, mas rapidamente provou que atendia a vontade de todos. "A poluição visual era um grande problema e só nos percebemos isso depois. Hoje, são feitas cerca de 3 mil denúncias por dia sobre irregularidades. Esse é o espírito de participação!".
Abaixo, a programação em São Paulo:Dia sem CarroVirada esportiva
Mais informações sobre o Dia Mundial sem Carro, no site do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade
Boa parte dos brasileiros, principalmente das grandes cidades, tem sido "bombardeada" por informações sobre o impacto do uso do carro - cada vez mais crescente - na vida dos grandes centros urbanos. E a saúde é o principal foco porque é afetada de todos os lados. Cada um de nós já perdeu um ano e meio de vida por conta da poluição. Isso sem falar nos acidentes de trânsito - que matam e debilitam -, no sono que se perde e no stress que se ganha em congestionamentos e com a deficiência do transporte público.
Por divulgar os númerosexistentes - apesar da antiguidade de alguns - e provocar a discussão, a campanha do Dia Mundial sem Carro, lançada, aqui, com o apoio do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade, que "contaminou" outras cidades pelo país, tem total mérito, independente do sucesso da adesão da população. Cerca de 280 organizações e quase 300 cidadãos estão engajadas nessa iniciativa, que, mundialmente, é adotada em 2 mil cidades. Veja como deve ser esse dia no mundo.
Em São Paulo, é a primeira vez que a campanha é protagonizada pela sociedade civil. As atividades programadas dividem-se em culturais, esportivas e de mobilização e devem ser realizadas com o apoio de 31 subprefeituras. Veja a programação da campanha, que inclui passeios ciclísticos (espera-se cerca de 300 mil ciclistas) e, também, da Virada Esportiva da Virada Astronômica. O dia ainda contará com o apoio de estacionamentos, que receberão as bicicletas gratuitamente em suas unidades.
Para a divulgação do Dia, a agência Lew Lara também se engajou e criou um selo, cartazes, spots de rádio e um comercial. "É incrível como o nosso comportamento muda quando estamos dentro de um carro", diz Manir Fadel, diretor de criação da campanha. Para protagonizar o comercial, a agência convidou o "cara do carro amarelo", figura emblemática paulistana que também vai aderir ao movimento.
"Nossa missão é produzir, em São Paulo, um exemplo para o Brasil", afirmou Oded Grajew, idealizador do movimento Nossa São Paulo: Outra Cidade e incentivador da campanha. "Trata-se de um movimento cívico, de interesse público e apartidário. Queremos também mudar a qualidade da relação da sociedade com o governo porque nada acontece sem o poder público", enfatiza. Para ele, a cidade de São Paulo é um exemplo de que o Brasil está mudando e participando mais. Um exemplo é o Projeto Cidade Limpa, que, no início, causou indiganação, mas rapidamente provou que atendia a vontade de todos. "A poluição visual era um grande problema e só nos percebemos isso depois. Hoje, são feitas cerca de 3 mil denúncias por dia sobre irregularidades. Esse é o espírito de participação!".

APRENDA A TOMAR BANHO COM O RATINHO